7 Min com Emmanuel: #075 – Caridade Essencial

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

“Nisto consiste o amor: em viver conforme seus mandamentos. E o primeiro mandamento, como aprendestes desde o início, é o que vivais no amor”

(II João 1:6)

Caridade essencial

Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos do Senhor.

Quem dá o pão ao faminto e água ao sedento, remédio ao enfermo e luz ao ignorante, está colaborando na edificação do Reino divino, em qualquer setor da existência ou da fé religiosa a que foi chamado.

A voz compassiva e fraternal que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo.

Assistência, medicação e ensinamento constituem modalidades santas da caridade generosa que executa os programas do bem. São vestiduras diferentes de uma virtude única. Conjugam-se e completam-se num todo nobre e digno.

Ninguém pode assistir a outrem, com eficiência, se não procurou a edificação de si mesmo; ninguém medicará, com proveito, se não adquiriu o espírito de boa vontade para com os que necessitam, e ninguém ensinará, com segurança, se não possui a seu favor os atos de amor ao próximo, no que se refira à compreensão e ao auxílio fraternais.

Em razão disso, as menores manifestações de caridade, nascidas da sincera disposição de servir com Jesus, são atividades sagradas e indiscutíveis. Em todos os lugares, serão sempre sublimes luzes da fraternidade, disseminando alegria, esperança, gratidão, conforto e intercessões benditas.

Antes, porém, da caridade que se manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos a caridade essencial, sem o que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós mesmos. Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos do divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente nele para que Ele viva em nós. Sem esta, poderemos levar a efeito grandes serviços externos, alcançar intercessões valiosas, em nosso benefício, espalhar notáveis obras de pedra, mas, dentro de nós mesmos, nos instantes de supremo testemunho na fé, estaremos vazios e desolados, na condição de mendigos de luz.

(Vinha de luz. Ed. FEB. Cap. 110)

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias: 

A edificação do Reino de Deus na terra pede a execução dos programas do bem, mas possui seu alicerce na caridade generosa, que é sempre a fonte divina das bênçãos do Senhor, na sublime síntese do benfeitor.

Virtude única e soberana que possui diversas vestes, ora se expressando como pão ao faminto, ora como água ao sedento, noutras circunstâncias remédio ao doente e luz ao ignorante.

Nessa curta epístola, o apóstolo João ressalta que o amor, genuíno, consiste em viver conforme seus mandamentos, viver no amor.

Emmanuel, retomando o tema central da carta, ressalta a necessidade de edificação e redenção de nós mesmos, pela prática da caridade essencial, que consiste em pensar, falar e agir segundo os ensinamentos do Mestre, no Evangelho.

A caridade sempre se manifesta exteriormente nas mais variadas circunstâncias e nos mais variados setores da vida, concretizando as sublimes luzes da fraternidade, em forma de alegria, esperança, gratidão, conforto e intercessão.

Todavia, se não quisermos permanecer vazios e desolados, mendigos de luz, urge praticar a caridade essencial, que consiste em vivermos verdadeiramente no Cristo, para que ele viva em nós.

________________________________________________________________________________

Ficha técnica

Produção: SER

Direção: Julio Coradi

Projeto: 7 Minutos com Emmanuel – cap 075

Gravação e Comentário: Haroldo D. Dias

Música: Além da Noite

Interprete: João Cabete

Edição: Rodrigo Binhara

Design: Rodolfo Mello

Foto: Juju Panty

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture