PodLER#2 – Uma Biblioteca e Tanto…

Ano novo, idéias novas e a nossa equipe produz o segundo episódio do PodSER. Se antes falamos em linhas gerais sobre a a criação do SER e sobre as experiências pessoais que nos trouxeram até este projeto, a tônica agora é outra. Do todo pinçamos uma parte para explorar mais demoradamente. E, olha, é uma parte e tanto… Composta por mais de três mil “partículas” e pesando para lá de meia tonelada, ela é o núcleo central do nosso SER: a biblioteca de Judaísmo e Cristianismo que o Haroldo Dutra tem desenvolvido nos últimos 10 anos!

Neste PodSER #02, a gente discute o início penoso dessa empreitada numa Belo Horizonte carente de bibliografia especializada. E descobre como a Providência Divina se serve dos instrumentos mais inesperados para nos ajudar em nossos compromissos existenciais… Ou alguém esperaria que um pastor evangélico fiel e atuante em sua comunidade fosse o principal suporte de um espírita convicto buscando orientação segura em pesquisa bíblica?  E mais: que daí nascesse uma grande amizade, baseada nas afinidades comuns e no respeito pelas diferenças de crenças e idéias?

Aliás, esse episódio tem um caráter marcadamente ecumênico, com a presença enriquecedora do pastor e de uma teóloga evangélica. Ao lado dos outros cinco participantes, todos espíritas, eles revelam notável espírito de tolerância e fraternidade ao mostrar como é possível conversar amigavelmente sobre a Bíblia e os Evangelhos, sem que ninguém precise abandonar as próprias crenças.

Nesse espírito, o grupo desenvolve uma excelente troca de idéias sobre exegese bíblica, métodos de estudo, contextualização histórica, nuances de estilo literário, valor da intuição e da sensibilidade na compreensão textual…

Por fim, ficamos sabendo um pouco mais sobre a incrivel aventura de duas semanas de Haroldo Dutra em Paris e Jerusalém, ao lado do presidente da Federação Espírita Catarinense e de outro estudioso do judaísmo. A dificuldade para encontrar a livraria, aonde nenhum taxista sabia chegar. A desconfiança da vendedora com o trio, o pedido dos rabinos para que se retirassem do local por razões de segurança e a busca por uma obra raríssima em uma vila afastada da cidade, que acabou sendo encontrada… em pleno galinheiro!

Ouça e cresça conosco!

Ouça o Episódio:

Depois de ouvir, que tal se aprofundar no tema?

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture