Lançamento: CD Número Infinito – Augusto dos Anjos

Compre pela Loja Virtual clicando aqui

Entrevista com Zé Henrique Martiniano 

1 – De onde veio seu interesse pela música? Você também compõe?

Desde os 11 anos de idade toco violão. Aprendi com minha prima Regina, que era minha vizinha. Componho desde criança, mas não me atreveria a mostrar minhas primeiras obras. Faço música e letra. Ultimamente mais música, pois tenho descoberto poetas maravilhosos. 

3d
CD – Número Infinito

 2 – E por que o interesse pelos versos de Augusto dos Anjos?

Em 2010, tomei contato com o livro “Parnaso de Além-Túmulo”, primeiro livro psicografado por Chico Xavier, aos 22 anos de idade e lançado em 1932. Descobri, dentre os 259 poemas atribuídos a 56 poetas brasileiros e portugueses, as poesias do Espírito Augusto dos Anjos.

Por minha formação musical e em engenharia, identifiquei-me muito com o estilo poético-científico de Augusto e com a profundidade de suas poesias.   Ele tem um estilo forte e marcante. Mistura alta filosofia com coisas corriqueiras da química, física e biologia.

 3 – Situe a personalidade do poeta para os leitores, em síntese biográfica.

Augusto morreu cedo, aos 30 anos. Deixou um único livro intitulado “Eu” que foi o suficiente para lhe colocar entre os maiores poetas brasileiros.Tinha uma profunda obsessão pela morte, por este motivo ficou conhecido como o “Poeta da morte”.  Nota-se ao comparar sua obra antes e depois do desencarne, uma profunda mudança de visão, de materialista convicto para um grande filósofo espiritualista.

 4 – E como surgiu o CD?

Da leitura do livro “Parnaso de Além-Túmulo”. Ao ler as poesias do Espírito Augusto dos Anjos, fiquei muito sensibilizado e com uma grande vontade de musicá-las. E foi o que eu fiz.

 Qual o nome do CD?

“Número Infinito”, nome da primeira poesia de Augusto dos Anjos, psicografada por Chico Xavier, em contraponto à sua última poesia escrita em vida, “Último Número”. Esses versos são muito importantes, porque mostram uma  grande mudança do ponto de vista do poeta desencarnado, em relação ao seu marcante materialismo em vida. Vale lembrar que isso não ocorreu de imediato, visto que já estamos comemorando 100 anos de sua morte.Quem batizou o CD foi meu amigo Julio Corradi, músico e produtor cultural do portal SER. Eu achei perfeito!

E qual o conteúdo?

O CD é composto por 11 faixas, sendo 10 poesias do Espírito Augusto dos Anjos, e uma vinheta com a inscrição encontrada na lápide de Allan Kardec. Musicalmente, as composições tem influências da música brasileira, do jazz e da música erudita. Além de dois cantores maravilhosos que interpretam as canções, Adriana Gennari e André de Souza, convidei o coral “Coro e Osso”, que atua em todas as faixas do CD, criando a sonoridade e atmosfera apropriadas aos arranjos. Também utilizamos uma pequena orquestra de cordas, que acrescentou muito ao trabalho.

5 – Qual a data de lançamento?

Ainda não temos a data precisa do lançamento, mas provavelmente será ainda no primeiro semestre deste ano.

Será lançado por qual instituição?

O CD será lançado pelo Portal SER (https://antigo.portalser.org) de Belo Horizonte, sendo toda a renda revertida àquela instituição, que tem um trabalho respeitável na divulgação do Espiritismo, através de livros, CDs e DVDs.

6 – E o que você destaca de Alexandre Caroli em tese de Mestrado e Doutorado pela Unicamp?

Layer-1
Zé Henrique Martiniano

Caroli apresentou dissertação de Mestrado sobre alguns dos poetas de “Parnaso de Além Túmulo”, inclusive Augusto dos Anjos e defendeu tese de Doutorado sobre o caso Humberto de Campos (Irmão X). Ambas pela Unicamp. De seus estudos concluiu: “os textos psicografados continham marcas de autoria dos escritores falecidos, tanto no conteúdo como nos aspectos formais, em um nível que ia muito além da simples imitação.”

Em qual curso?

Letras e linguística na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Instituto de Estudos da Linguagem

7 – Vivemos o centenário de morte do poeta. Isso enseja eventos comemorativos. Foi uma coincidência o CD ser lançado neste ano? 

Desde 2010, estamos trabalhando na composição, arranjos e gravação de um CD com obras do Espírito Augusto dos Anjos, o poeta que mais contribuiu (em número de poesias), no primeiro livro de Chico Xavier,  o “Parnaso de Além Túmulo”.  Após a conclusão do trabalho, no final do ano passado, tomamos conhecimento de que em 2014 seria comemorado o centenário de morte de Augusto dos Anjos. Isso nos surpreendeu muito, parecendo uma encomenda.

8 – Algo marcante a relatar de sua experiência musical e sensibilidade perante esses versos inspiradores?

Alguém que escreve uma poesia como a que transcrevo a seguir, é um ser inspirado e inspira quem as lê.

 

MATÉRIA CÓSMICA

Glória à matéria cósmica, a energia

Potencial que dá vida aos elementos,

Base de portentosos movimentos

Onde a forma se acaba e principia.

Sistematização dos argumentos

Que elucidam a Teleologia:

Dentro da força cósmica se cria

A fonte-máter dos conhecimentos.

É do mundo o Od ignoto, o éter divino,

Onde Deus grava a história do destino

Dos seus feitos de Amor no Amor imersos.

Livro onde o Criador Inimitável

Grava, com o pensamento almo e insondável,

Seus poemas de seres e universos.

http://www.youtube.com/watch?v=mdBSweg_gkE

9. Suas palavras finais

O que eu acho, depois de ler toda essa maravilha literária, é que os críticos de literatura deveriam acreditar em espíritos e médiuns, ou em caso contrário, atribuir a Chico Xavier o título de maior escritor de todos os tempos.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture