Parábolas de Jesus

24

No último dia 9 de julho, Haroldo Dutra Dias fez palestra de lançamento do livro Parábolas de Jesus – Texto e Contexto, em parceria com a União Espírita Mineira.

O evento aconteceu no Salão do Primeiro Tribunal do Júri, no Fórum Lafayette (Av. Augusto de Lima, 1549 – Barro Preto, Belo Horizonte), às 14h30.

Adquira o seu enviando-nos um e-mail. Em breve estará no ar nossa loja virtual.

———————————————————————————

Para Ler e Entender as Parábolas de Jesus

Como em um colar de pérolas, cintilantes, preciosas, elas se seguem nas páginas dos Evangelhos. Magistralmente encadeadas, sua beleza encanta a qualquer um que se permita contemplá-las. Contudo, para além do brilho, há um universo de construções e significados que as parábolas carregam na intimidade. Sentidos profundos que só o exame detido, sentido e refletido, nos torna capazes de apreender plenamente.

Parábolas de Jesus – Texto e Contexto é um convite – e também um desafio – à superação da aparência e do lugar-comum quando se trata de compreendermos como e por que o Cristo se servia tão frequentemente deste recurso expressivo.

Aceitar essa proposta exige de nós, leitores, disposição. Antes de tudo, para ampliar nossos horizontes – os racionais e, especialmente, os sensitivos – a fim de nos acostumarmos a “olhar o cotidiano com um olhar transcendente”, nas palavras do autor. É no processo de apurar a sensibilidade que nos tornamos capazes de fruir o texto evangélico com o proveito e com a beleza que só ele tem a oferecer.

A partir daí, a obra nos leva a refletir detidamente sobre cada elemento envolvido no processo de estruturação de uma parábola. Começa pelas nuances da linguagem, essa ferramenta de comunicação e expansão tão cara às culturas humanas, e tão singularmente utilizada por Jesus em prol da edificação do Reino dos Céus em nós.

Delineia então um caminho completo, marcado pelas etapas: do texto, aprofundando esse conceito a partir das discussões mais atuais no campo da lingüística; do contexto, esclarecendo toda a gama de influências e diálogos implícitos que ele estabele com o texto; do gênero literário, aspecto fundamental para a compreensão precisa de uma obra ou documento; e da parábola propriamente dita, para encerrar a viagem brindando-nos com uma genuína e surpreendente interpretação textual.

Como se não bastasse o conteúdo inovador, Parábolas de Jesus – Texto e Contexto revoluciona ainda na forma de divulgação, distribuição e venda. A obra contará com divulgação maciça pela mídia impressa e pelas redes sociais, pré-venda pelo hotsite e participação das federativas espíritas na venda da obra. É apenas o início de um projeto amplo que começa no Dia dos Pais, com o lançamento deste livro pela Editora FEP, com o apoio do SER.

Escute o PodSER #09 – Parábolas de Jesus e assista ao vídeo de lançamento do livro.

 

 

Recursos
disponibilizados pelo educador

Você também pode se interessar por: