7 Min com Emmanuel: #054 – Resiste à tentação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Resiste à tentação

Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! […]

Tiago 1:12

10/11/2014

Enquanto nosso barco espiritual navega nas águas da inferioridade, não podemos aguardar isenção de ásperos conflitos interiores. Mormente na esfera carnal, toda vez que empreendemos a melhoria da alma, utilizando os trabalhos e obstáculos do mundo, devemos esperar a multiplicação das dificuldades que se nos deparam, em pleno caminho do conhecimento iluminativo.

Contra o nosso anseio de claridade, temos milênios de sombra. Antepondo-se-nos à mais humilde aspiração de crescer no bem, vigoram os
séculos em que nos comprazíamos no mal.

É por isso que, de permeio com as bênçãos do Alto, sobram na senda dos discípulos as tentações de todos os matizes.
Por vezes, o aprendiz acredita-se preparado a vencer os dragões da animalidade que lhe rondam as portas; todavia, quando menos espera, eis que as sugestões degradantes o espreitam de novo, compelindo-o a porfiada batalha.

Claro, portanto, que nem mesmo a sepultura nos exonera dos atritos com as trevas, cujas raízes se nos alastram na própria organização espiritual. Só a morte da imperfeição em nós livrar-nos-á delas.

Haja, pois, tolerância construtiva em derredor da caminhada humana, porque as insinuações malignas nos cercarão em toda parte, enquanto nos demoramos na realização parcial do bem.

Somente alcançaremos libertação quando atingirmos plena luz.

Entendendo a transcendência do assunto, o apóstolo proclama bemaventurado aquele “que sofre a tentação”. Impossível, por agora, qualquer
referência ao triunfo absoluto, porque vivemos ainda muito distantes da condição angélica; entretanto, bem-aventurados seremos se bem sofrermos esse gênero de lutas, controlando os impulsos do sentimento menos aprimorado e aperfeiçoando-o, pouco a pouco, à custa do esforço próprio, a fim de que não nos entreguemos inermes às sugestões inferiores que procuram converter-nos em vivos instrumentos do mal.

(Pão nosso. Ed. FEB. Cap. 101)

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias sobre o capítulo

Os trabalhos e obstáculos do mundo representam instrumentos pedagógicos para o aperfeiçoamento das almas.

Todavia, ao lado dessas bênçãos do Alto canalizadas a nosso favor, multiplicam-se tentações e provações que se originam dos milênios de sombra que ainda vigoram em nosso mundo íntimo, nomeadas por Emmanuel de “dragões da animalidade”.

É curioso observar que o vocábulo grego utilizado no versículo é “peirasmon”, que pode ser traduzido por “teste”, “exame”, “prova”, “tentação”, revelando o caráter aferidor dessas experiências.

Por ora, nosso “barco espiritual navega nas águas da inferioridade”, demorando na “realização parcial do bem”, nos posicionando em clima de “atrito com as trevas”, cujas raízes se encontram em nossa própria intimidade.

Nos adverte o benfeitor que somente alcançaremos libertação quando atingirmos a plena luz, vez que só a morte da imperfeição nos livrará da porfiada batalha, conduzindo-nos ao porto da vitória sobre nós mesmos.

Controlar os impulsos do sentimento menos aprimorado, aperfeiçoando-o, pouco a pouco, com tolerância construtiva, sem culpa e sem justificativas, atentos ao dever de aperfeiçoamento.

A confiança em Deus, o esforço pessoal e a perseverança  constituem os alicerces da nossa esperança. Nesse clima de esforço, resta-nos a serenidade de aguardar as benesses do tempo.

***

Produção:  SER

Edição:  Júlio Corradi

Voz:  Haroldo Dutra Dias

Finalização: Júlio Corradi

Livro:  Pão Nosso Cap. 101

Versículo:  Tiago, capítulo 1, versículo 12

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture