7 Min com Emmanuel: #067 – Convite ao Estudo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

“Por isso mesmo, aplicai toda a diligência em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento.”

II Pedro 1:5

Convite ao Estudo

Milhões de criaturas possuíram a fé no passado, revelando extremada confiança em Deus; mas, porque a bondade lhes desertasse dos corações, ergueram suplícios inomináveis para quantos não lhes comungassem o modo de sentir e de ser.

Diziam-se devotadas ao culto do Supremo Senhor; entretanto, alçavam fogueiras e postes de martírio, perseguindo ou exterminando pessoas sensíveis e afetuosas em seu nome.

Milhões de criaturas evidenciaram admirável bondade no pretérito, demonstrando profunda compreensão fraternal no trabalho que foram chamadas a desenvolver entre os homens; no entanto, porque a educação lhes escasseasse no espírito, caíram em terríveis enganos, favorecendo a tirania e a escravidão sobre a Terra.

Denotavam obediência a Deus, no exercício da própria generosidade; entretanto, compraziam-se na ignorância, estimulando delitos e abusos, a pretexto de submissão à Providência Divina.

Nesse sentido, porém, a palavra do apóstolo Pedro é de notável oportunidade em todos os tempos.

Procuremos alicerçar a fé na bondade, para que a nossa fé não se converta em fanatismo, mas isso ainda não basta.

É forçoso coroar a fé e a bondade com a luz do conhecimento edificante.

Todos necessitamos esperar no Infinito Amor, todavia, será justo aprender “como”; todos devemos ser bons, contudo, é indispensável saber “para quê”.

Eis a razão pela qual se nos impõe o estudo em todos os lances da vida, porquanto, confiar realizando o melhor e auxiliar na extensão do eterno bem, realmente demanda discernir.

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias:

É preciso coroar a fé e a bondade com a luz do conhecimento edificante, sabendo ” como” e ” para que” devemos ser bons, de modo a esperar, com proveito, no infinito Amor de Deus.

A confiança, o devotamento e a obediência a Deus são imprescindíveis. A bondade, a generosidade e a beneficência são fundamentais.

Todavia, para completar o edifício da redenção espiritual é preciso agregar a luz do conhecimento edificante, de modo a ampliar o nosso discernimento em todos os lances da vida, a fim de que possamos auxiliar na extensão do eterno bem de modo lúcido, seguro e consciente.

” Contribuir para que a coletividade aprenda a pensar na extensão do bem é colaborar para que se efetive a sintonia da mente terrestre com a Mente Divina. (…) Orientar  o pensamento, esclarecê-lo e sublimá-lo é garantir a redenção do mundo, descortinando novos e ricos horizontes para nós mesmos.” (Fonte Viva, Cap. 144 – Ajudemos a vida mental).

” Descerra-se à nossa frente precioso programa nesse particular: Alfabetização – Leitura edificante – Palestra educativa – Exemplo contagiante na prática da bondade simples – Divulgação de páginas consoladoras e instrutivas – Exercício da Meditação – Despertamento dos valores íntimos e pessoais. ” (Fonte Viva, Cap. 144 – Ajudemos a vida mental).

Produção: SER

Direção: Julio Coradi

Projeto: 7 Minutos com Emmanuel – cap 067

Gravação e Comentário: Haroldo D. Dias

Música: Além da Noite – João Cabete

Interprete: João Paulo Lanini – Violão

Edição: Rodrigo Binhara

Design: Rodolfo Mello

Foto: Thiago Franklim

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture