7 Min com Emmanuel: #067 – Convite ao Estudo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

“Por isso mesmo, aplicai toda a diligência em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento.”

II Pedro 1:5

Convite ao Estudo

Milhões de criaturas possuíram a fé no passado, revelando extremada confiança em Deus; mas, porque a bondade lhes desertasse dos corações, ergueram suplícios inomináveis para quantos não lhes comungassem o modo de sentir e de ser.

Diziam-se devotadas ao culto do Supremo Senhor; entretanto, alçavam fogueiras e postes de martírio, perseguindo ou exterminando pessoas sensíveis e afetuosas em seu nome.

Milhões de criaturas evidenciaram admirável bondade no pretérito, demonstrando profunda compreensão fraternal no trabalho que foram chamadas a desenvolver entre os homens; no entanto, porque a educação lhes escasseasse no espírito, caíram em terríveis enganos, favorecendo a tirania e a escravidão sobre a Terra.

Denotavam obediência a Deus, no exercício da própria generosidade; entretanto, compraziam-se na ignorância, estimulando delitos e abusos, a pretexto de submissão à Providência Divina.

Nesse sentido, porém, a palavra do apóstolo Pedro é de notável oportunidade em todos os tempos.

Procuremos alicerçar a fé na bondade, para que a nossa fé não se converta em fanatismo, mas isso ainda não basta.

É forçoso coroar a fé e a bondade com a luz do conhecimento edificante.

Todos necessitamos esperar no Infinito Amor, todavia, será justo aprender “como”; todos devemos ser bons, contudo, é indispensável saber “para quê”.

Eis a razão pela qual se nos impõe o estudo em todos os lances da vida, porquanto, confiar realizando o melhor e auxiliar na extensão do eterno bem, realmente demanda discernir.

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias:

É preciso coroar a fé e a bondade com a luz do conhecimento edificante, sabendo ” como” e ” para que” devemos ser bons, de modo a esperar, com proveito, no infinito Amor de Deus.

A confiança, o devotamento e a obediência a Deus são imprescindíveis. A bondade, a generosidade e a beneficência são fundamentais.

Todavia, para completar o edifício da redenção espiritual é preciso agregar a luz do conhecimento edificante, de modo a ampliar o nosso discernimento em todos os lances da vida, a fim de que possamos auxiliar na extensão do eterno bem de modo lúcido, seguro e consciente.

” Contribuir para que a coletividade aprenda a pensar na extensão do bem é colaborar para que se efetive a sintonia da mente terrestre com a Mente Divina. (…) Orientar  o pensamento, esclarecê-lo e sublimá-lo é garantir a redenção do mundo, descortinando novos e ricos horizontes para nós mesmos.” (Fonte Viva, Cap. 144 – Ajudemos a vida mental).

” Descerra-se à nossa frente precioso programa nesse particular: Alfabetização – Leitura edificante – Palestra educativa – Exemplo contagiante na prática da bondade simples – Divulgação de páginas consoladoras e instrutivas – Exercício da Meditação – Despertamento dos valores íntimos e pessoais. ” (Fonte Viva, Cap. 144 – Ajudemos a vida mental).

Produção: SER

Direção: Julio Coradi

Projeto: 7 Minutos com Emmanuel – cap 067

Gravação e Comentário: Haroldo D. Dias

Música: Além da Noite – João Cabete

Interprete: João Paulo Lanini – Violão

Edição: Rodrigo Binhara

Design: Rodolfo Mello

Foto: Thiago Franklim

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *