A prática espírita: como funciona a Doutrina Espírita

[oceanwp_breadcrumb]

Este é um post escrito para dar sequência ao que escrevi sobre a A História da Doutrina Espírita, em que falei sobre como surgiu o Espiritismo e como a Doutrina se tornou uma das religiões mais importantes do mundo. Vamos estudar o que é o espiritismo e como ele funciona, na prática.

Agora, a intenção é falar sobre a prática espírita e como é o funcionamento, na prática, da Doutrina criada por Allan Kardec. Quero ajudar a tirar as dúvidas que você tenha sobre o funcionamento prático da Doutrina.

Para isso, quero responder três perguntas:

  1. Como são as reuniões em um centro espírita?
  2. Como funciona o passe?
  3. Como é a evangelização de jovens, crianças e bebês no Espiritismo?

Mas antes preciso definir algumas coisas, que, para o espírita mais experiente, podem estar bem claras, mas que podem confundir o iniciante ou o interessado em conhecer o Espiritismo.

Os termos mais usados no Espiritismo

Ou os princípios básicos da Doutrina Espírita

Os princípios básicos da Doutrina Espírita

Vamos passar cada princípio em revista para esclarecer cada ponto.

O que é Deus para o Espiritismo?

Deus é inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. Eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom e infinito em todas as suas perfeições.

O que é livre-arbítrio?

O livre-arbítrio é a liberdade moral do homem. Ele é a faculdade de guiar-se conforme a sua vontade, na realização de seus atos, conforme o nível de adiantamento moral que tenha conquistado.

O ser goza dessa liberdade no estado de Espírito e é em virtude dessa faculdade que livremente escolhe a existência e as provas que julga adequadas ao seu adiantamento.

Existe um motivo por trás da minha escolha em definir Deus e livre-arbítrio.

E ele é bem simples: a visão que o Espiritismo tem acerca de Deus é fundamental no pensamento espírita e ela diverge das outras religiões cristãs.

Para o espírita, Deus não é um ser, não é Jesus, não tem forma. Ele é A Inteligência Suprema, o causador de tudo o que existe no Universo. Isso define uma nova atitude perante a Divindade que nos conecta ao livre-arbítrio.

Nós, como espíritas, sabemos que Deus, sendo soberanamente justo e bom, definiu o livre-arbítrio como lei imutável que dá o direito de escolha a todos, mas cobra com justiça os resultados de nossas atitudes, sejam elas ou boas.

O centro espírita

Os centros espíritas colaboram com a difusão da Doutrina Espírita

“Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã.” ALLAN KARDEC – (O Livro dos Médiuns, cap. XXIX, item 334)

Os centros espíritas colaboram com a difusão da Doutrina Espírita. O estudo sério e estruturado contribuiu para sua divulgação e sua prática.

Os centros se agrupam nas entidades federativas estaduais, unidas no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira (FEB) para fortalecer a unidade desse trabalho. E é preciso cada vez mais união para a execução dos seus nobres propósitos de colocar em prática os princípios doutrinários.

Os centros espíritas são as unidades fundamentais do movimento espírita.

Eles são núcleos de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, praticados dentro dos princípios espíritas. Em um centro, tanto o necessitado de ajuda quanto o trabalhador que auxilia encontram escolas de formação espiritual e moral que trabalham à luz da Doutrina Espírita.

Um centro espírita deve se caracterizar pela simplicidade própria das primeiras casas do Cristianismo nascente, pela prática da caridade.

Porque criar um centro espírita?

O objetivo é sempre ajudar o ser humano a melhor compreender a fase de transição que o nosso mundo atravessa. Quando alguém necessitado de orientação procura um centro, deve encontrar acolhimento.
A complexidade deste momento do mundo coloca desafios cada vez mais difíceis à nossa frente. E, para isso, o movimento espírita se organiza em centros.

Como são as reuniões em um centro espírita?

Como são as reuniões em um centro espírita?

Um centro espírita pratica a caridade

As atividades de serviço de assistência e promoção social espírita, destinadas a pessoas carentes, estão entre as principais atividades de um centro espírita.

Atendendo a todos que buscam ajuda material, procura-se assisti-las em suas necessidades mais imediatas, promovendo-as por meio de cursos e trabalhos de formação profissional e pessoal e esclarecendo-as com os ensinos morais do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.

Um centro espírita esclarece e educa sobre a vida espiritual

As atividades de atendimento espiritual no centro espírita estão disponíveis para as pessoas que procuram esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral. Elas abrangem recepção, atendimento fraterno, explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, passe e magnetização de água, irradiação e Evangelho no lar.

Um centro realiza palestras públicas, destinadas ao público geral. Nessas reuniões, são desenvolvidos temas de interesse comum, sempre abordados à luz da Doutrina Espírita, geralmente por meio de palestras expositivas ou estudos direcionados.

Um centro espírita educa os espíritas acerca da Doutrina Espírita

Além dos estudos abertos ao público, realiza-se ainda o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, feito de forma programada, metódica e permanente. Ele é destinado a pessoas de todas as idades e de todos os níveis educacionais e sociais. Participar desses estudos possibilita que o iniciante na Doutrina alcance um conhecimento abrangente e aprofundado do Espiritismo em todos os seus aspectos.

As reuniões mediúnicas sérias

Segundo Allan Kardec, as reuniões mediúnicas são fundamentais para a aquisição de conhecimento a respeito do mundo espiritual e dos seus habitantes.

Elas incentivam o estudo e esclarecimento daquelas que delas participam, favorecendo a troca de ideias e as observações em comum.

Para se obterem bons resultados na prática mediúnica, as reuniões devem funcionar como um todo coletivo, sendo realizadas sob condições especiais de controle.

A natureza e as características dessas reuniões estão, necessariamente, relacionadas ao nível de conhecimento e ao caráter moral dos seus integrantes. Podem, então, ser classificadas em:

Frívolas

As reuniões frívolas são compostas de pessoas que estão em busca do caráter interessante das manifestações. Elas se divertem com os gracejos dos Espíritos levianos.
Uma reunião deste tipo não é uma reunião mediúnica espírita, propriamente dita, e os Espíritos superiores não comparecem a elas.

Experimentais

Essas reuniões serviam mais particularmente à produção de manifestações físicas, e foram realizadas por eminentes estudiosos e por autoridades do mundo científico, na época de Kardec. A curiosidade é um dos fatores que motivaram a participação nessas reuniões e, ainda que ocorram bons fenômenos mediúnicos, estes nem sempre são suficientes para convencer os presentes e torná-los espíritas.

Instrutivas

As reuniões instrutivas devem ser o padrão de reunião nos centros espíritas e elas oferecem esclarecimentos e são assistidas por Espíritos de ordem elevada.

Para tanto, aqueles que realmente desejam instruir-se precisam colocar-se em condições de atrair a presença e o amparo de Espíritos superiores, demonstrando sinceridade de propósitos, desejo de estudar os fenômenos e vontade de compreender as consequências morais do intercâmbio mediúnico.

Um centro espírita estuda e pratica a mediunidade com Jesus

Além das reuniões públicas, um centro espírita faz reuniões fechadas a grupos de estudantes e trabalhadores, dentre elas, as reuniões de estudo e educação da mediunidade, com base nos princípios e objetivos espíritas, esclarecendo, orientando e preparando trabalhadores para as atividades mediúnicas.

As reuniões mediúnicas, destinadas à assistência aos Espíritos desencarnados necessitados de orientação e esclarecimento, são feitas com vários objetivos, mas, principalmente, o de colocar em prática a caridade segundo o ensinamento de Jesus Cristo.

O espírita, ao frequentar um centro, procura participar das atividades que têm por objetivo a união dos espíritas e das instituições espíritas, o que culmina na unificação do movimento espírita. Para tal, conjuga esforços, soma experiências, permuta ajuda e apoio, aprimora as atividades espíritas e fortalece a ação dos espíritas.

Um centro espírita também trabalha com pessoas de todas as idades.

Como é a evangelização de jovens, crianças e bebês no Espiritismo?

Como é a evangelização de jovens, crianças e bebês no Espiritismo?

A evangelização é definida pelas religiões cristãs como o entendimento e a aplicação dos ensinamentos contidos na Boa Nova de Jesus Cristo, no Novo Testamento, conhecido como Evangelho.

A evangelização espírita é feita com ênfase na vivência, na exemplificação dos ensinamentos de Jesus e de seus apóstolos, sejam elas no plano físico ou no espiritual.

O evangelizador espírita

O evangelizador espírita defende que a evangelização não deve ser apenas transmitida, mas vivida em toda a sua plenitude, uma visão de vanguarda trazida pela Doutrina Espírita para o campo educacional.

O centro espírita, então, realiza as atividades relacionadas à evangelização da infância e da juventude, de forma programada, metódica e sistematizada, atendendo os bebês, a criança e o jovem, esclarecendo-os e orientando-os dentro dos princípios da Doutrina Espírita.

Modernamente, muito baseado no trabalho pioneiro de Sheila Passos, já se faz a evangelização no ventre.

Existem várias atividades praticadas em um centro espírita, mas, de longe, uma das mais conhecidas e requisitadas é o passe.

Como funciona o passe?

Como funcionam os passes espíritas

O passe espírita é uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado – e de fluidos espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada uma simples transmissão de energia animal ou magnetização.

Emmanuel afirma que o passe é similar à transfusão de sangue e representa uma renovação das forças físicas; o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos vertem do reservatório ilimitado das forças espirituais.

O mundo dos espíritos

Qual é a influência do mundo espiritual na prática espírita?

O mundo dos espíritos e a influência do mundo espiritual na prática espírita

“Os seres que se comunicam designam-se, a si mesmos, como o dissemos, sob o nome de Espíritos ou de Gênios, tendo pertencido, pelo menos alguns, aos homens que viveram na Terra. Eles constituem o mundo espiritual, como nós constituímos, durante nossa vida, o mundo corporal”. – Allan Kardec

Kardec, na pergunta 459 em O Livro dos Espíritos questiona:

Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?

E os espíritos nos respondem:

“Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito freqüentemente são eles que vos dirigem.”

Na pergunta 460, Kardec continua questionando:

Temos pensamentos próprios e outros que nos são sugeridos?

E os espíritos voltam a esclarecer:

Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto, e freqüentemente bastante contraditórios. Pois bem, nesse conjunto há sempre os vossos e os nossos, e é isso o que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas idéias que se combatem.

Um centro espírita está organizado e é conduzido pelo plano espiritual. Todos os trabalhadores, distribuídos nas mais diferentes tarefas, estão sob a orientação desses irmãos desencarnados. São eles os verdadeiros dirigentes das casas espíritas.

A mediunidade prática

A mediunidade para o Espiritismo é aquela que está intimamente ligada aos ensinamentos de Jesus.

A prática espírita: como funciona a Doutrina

Na Revista Espírita de 1864 Allan Kardec nos fala sobre o Espiritismo como Ciência.

…o Espiritismo não é uma concepção individual, um produto da imaginação; não é uma teoria, um sistema inventado para a necessidade de uma causa. Ele tem sua fonte nos fatos da própria Natureza, em fatos positivos, que se produzem aos nossos olhos a cada instante, mas cuja origem não se suspeitava. É, pois, resultado da observação, numa palavra, uma ciência, a ciência das relações entre os mundos visível e invisível, ciência ainda imperfeita, mas que diariamente se completa por novos estudos e que, tende certeza, tomará posição ao lado das ciências positivas. Digo positivas porque toda ciência que repousa sobre fatos é uma ciência positiva, e não puramente especulativa.

Depois que falamos sobre a História do Doutrina Espírita e lhe contamos sobre a prática espírita, o próximo post vai tentar explicar por que o Brasil é o maior país espírita do mundo. Você vai saber tudo sobre como funciona a Doutrina Espírita.

Quer conhecer melhor o Espiritismo?
Segue abaixo os links com duas series em vídeo para estudo que indicamos!

O Que é o Espiritismo
https://www.espiritismo.tv/categoria/espiritismo-e-mediunidade/o-que-e-o-espiritismo/?reff=21

O Livro dos Espíritos
https://www.espiritismo.tv/categoria/espiritismo-e-mediunidade/o-livro-dos-espiritos/?reff=21


Leia Mais no Portal SER

Mais artigos no nosso site:
Qual o papel do ser humano na transição planetária? |  Paz, caminho para o amor!

Sobre o Evento

It seems we can't find what you're looking for.
Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

Tenho vontade de frequentar o centro ispirita fui algumas vezes quando criança tenho pouca noção do espiritismo já passei por várias igrejas más ainda não me encontrei o conforto espiritual.

Érica Assis

Antonio, Boa noite! Busque força comece a frequentar pois vc receberá amparo. Verifique os dias das palestras e do passe. Tem a maca, onde vc recebe amparo para cura física, tem a desobessessao, onde vc conversa diretamente com médium e ele lhe dará a orientação necessária. Mas acima de tudo lá vc é direcionado a fazer a reforma íntima, elevar seus padrões morais. Começa a curar suas dores internas e depois passa a ser instrumento de cura na vida de outras pessoas.

Danieli

Irmao, antes de ler toda essa matéria aqui escrita, pensava como vc! Pois descobri que sempre existe a hora certa pra tudo, mas temos que aceita e entender o porquê nós sentimos assim, e aqui encontrei a resposta e estou disposta a seguir … É preciso coragem, fé e amor com nosso ser, mas não sendo egoísta com os outros a ponto de saber que podemos mudar toda a história, pq Deus está conosco e somos soldados dele na Terra, paz e muita serenidade pra vc…

Laudelino Marques Oliveira

Quero saber mais sobre espiritismo

MANOEL NAZARENO

Gostei muito do artigo pos estou enterrando em participar. Mas não sei como começar
Li parte de um livro chamado o Livro dos Espíritos me encaixei aqueles pensamentos esclareceu algumas dúvidas minhas

Solange neves

Minha vontade é conhecer um centro espírita.
É meu sonho .
Não me sinto bem em outros lugares .já tentei ,mais não me sinto bem .
E essa vontade de conhecer o espiritismo é muito grande.
Não sei quando e nem aonde .
Me lembro quando criança vi por três vezes um espírito e poder pegar na mão .
Mais com o tempo que fui crescendo nunca mais vi .

Maria Alcione RISAlda

Já passei visitando várias religiões sou católica ,mas me encontrei na casa espírita Bezerra de Meneses,quero ser uma espírita.

Alessandra

Eu já frequentei varias igrejas protestantes, até outras religiões. Mas não me identifiquei com nenhuma delas. Eu me julgava sem religião. Já li livros sobre o espiritismo, e estou conseguindo me entrar nessa religião. Tenho vontade ou até mesmo necessidade de frequentar um centro espírita.

Maricleide Alves Santos

Quero saber mas sobre o espiritismo.

carvalho-pessoa
Morgana nascimento

Boa tarde. Já passei por algumas igrejas,mas me indentifico com a doutrina espírita a qual frequentei por um tempo. Tenho muita vontade de poder fazer parte da caridade. E tentar enteder o porque de muitas interrogação em minha trajetória. Presciso de ajuda . Grata 🙏

Carlos Enrique

Oi boa noite
Eu atualmente estou frequento um centro espírita sou um ião pretendo me aprofundar mas no espíritismo só que eu tenho muitas dúvidas

DANUTA CAROLINA DAS NEVES CORREIA

Eu estou usando o nome da minha mãe, mas na verdade tenho apenas 11 anos. Uma amiga minha chamada Anna Raica me diz que é espírita, e eu não sabia nada sobre isso. Decidi pesquisar, pois poderia ter vontade de me tornar espírita também. O problema é que eu sou criança e minha mãe é católica, por isso não sei se ela vai aceitar, pois antes de conhecer o espiritismo eu também era católica. Por enquanto que ainda estou decidindo se vou ser ou não espírita, vou manter meu conhecimento sobre essa religião em segredo. Esse site me ajudou muito a saber mais sobre o espiritismo, pois sempre tive essa curiosidade.

Ana

No espiritismo tem regras? coisas que não podem ser feitas? Por exemplo, não furtar e etc.

Flor do campo

Não. O espiritismo prega o livre arbítrio e a evolução espiritual. Ele lhe indica o caminho e você poderá segui-lo ou não. Tudo depende de você e das suas escolhas. Você só pode se considerar espirita se seguir a sua verdadeira vontade e opinião. Caso contrário você estará adulterando a doutrina espírita. Até porque o espiritismo trabalha com a evolução, não é mesmo? E as mentes por trás dos Centros Espíritas (chamados de irmãos de luz) foram pessoas humanas que desencarnaram e que agora ajudam aos encarnados a ascenderem espiritualmente também.

charles

Como fasso para saber qual meu dever no plano espiritual?
Me sinto confortavel e leve no centro nas girias
Mais tenho duvida sobre receber ou tocar atabaque

Flor do campo

Não sabemos. O intuito é fazer o certo mesmo sem saber o motivo pelo qual está aqui. Ou seja, apenas faça o que acha certo, sempre abra a mente para novas possibilidades e interpretações. O que você fizer de errado será corrigido uma hora ou outra, nessa ou em outra vida. No centro, costumamos dizer “O plantio é livre, mas colheita é obrigatória. Sementes de ódio não geram o amor” leve sempre esse ditado consigo.
Sobre esse tal atabaque, ele não é uma prática espírita. Talvez você esteja confundindo as correntes que alguns médiuns escolhem seguir.

Raphael Mauer

”eu que já passei por todas as religiões filosofia, políticas e lutas aos onze anos de idade já desconfiava da verdade absoluta”. (Raul Santos Seixas).
na casa espirita o caminho é a luz a busca é sua as respostas tem perguntas, me sinto acolhido apesar de não ser um frequentador acido.

Karla Bernardo

Para conhecer o espiritismo temos que frequenta um centro espírita?

Flor do campo

Eu recomendo. Pois a experiência e a visão sobre ela também depende da prática e como você se wncaixa nela

cleia cruz

Obrigada pelos esclarecimentos

Daniela dos Santos Nascimento

Eu estava lendo aqui é entendi um pouco meu filho tem espírito ruim desde os 4 anos agora está com 16 anos queria ver meu filho bem 100 por cento vcs podem me ajuda agora eu trato de uma ansiedade com depressão esses dias ele se cortou os braços.Quero ver ele bem ele toma remédio pra controla pesso ajuda.

Rosangela

Boa noite,
Gostaria de saber mais. Não conheço muito, mas pra minha surpresa, minha filha de 22anos acabou recebendo uma entidade a qual me disse muitas coisas inclusive que ela precisava muito de ajuda. Que a entidade estava ajudando porém minha filha ti ha que ajudar e trabalhar no terreiro. Fiquei muito preocupada e perdida na situação. A entidade não quis falar quem ela era, disse muitas coisas mim. Tenho que acreditar em tudo?

Flor do campo

Bom, pela experiência que tenho com o centro espírita um irmão de luz (como chamamos os espíritos doutrinadores) não viria falar coisas do tipo se não fosse urgente e necessário. Olha, os médiuns precisam (de verdade) trabalhar a sua enegia. Eu recomendo não fazer isso em casa, apenas no centro que é mais seguro. E não se preocupe que trabalhando essas energias e doutrinando direitinho os irmãos desentendidos (espíritos apegados) dela vai ficar tudo bem.

Flor do campo

Também tem o caso de essa entidade poder ser muitas coisas, você não precisa necessariamente acreditar em tudo. Eu recomendo ir num centro espírita e pedir auxílio sobre a situação.

Isadora Salles

Olá, tenho vontade de frequentar centro espírita, já tentei ir em outros lugares e seguir outras doutrinas porém não me encaixei, gostaria de saber como faço para fazer parte, entender mais sobre.. estudar sobre espiritismo?

Evanuse Carvalho de almeida

Boa tarde, me chamo Evanuse Carvalho de Almeida, tenho 53 anos e de uns tempos para os dias de hoje não tenho me encontrado. Gostaria de saber mais sobre o espiritismo, como funciona, se tem algum Centro Espírita funcionando na minha cidade.

ANA CLEIDE ARAUJO RODRIGUES DA SILVA

Boa noite
Sempre tive curiosidade de saber sobre espiritismo e hoje algo me deixou assim o dia todo pensando o que aconteceu…
Fui com a minha mãe visitar um amigo que está doente e lá tinha uma netinha dele quando eu fui descendo da moto ela se aproximou de mim e ficou na minha frente com os dois braços aberto e falando que para mim ter cuidado com cachorro que ela ia me proteger eu fiquei assim mas tudo bem eu acabei entrando no que ela sempre na minha frente com os braços abertos assim tentando me proteger do cachorro assim ela disse que era para me proteger do cachorro tinha uma tia dela perto eu perguntei o cachorro morde ela disse não tudo bem eu entrei né fiquei esse mais ou menos uma meia hora conversando com vô dela e minha mãe e depois a gente ia saindo para ir embora ela não tava mais lá com a gente na hora que eu ia sair cheguei perto do portão para sair ela correu e me abraçou e disse assim não vai não aí eu disse aí o nome dela é Laura foi Laura vai embora não aí me abraçou assim eu abracei ela tirou os pés do chão né eu abracei agarrei ela assim aí a tia dela disse para Laura solta ela lá ela já vai aí eu saí aí até lá fora e ela atrás de mim me abraçando ela não vai embora não vem embora não me abraçando aquele cara esconde-se aí eu fiquei intrigada eu não sei aquela coisa não sai da minha mente assim eu lembrei logo né sobre outras vidas assim sei lá

Nickolly

Eu tenho 14 anos e queria muito participar da igreja espiritismo, eu queria muito saber se posso participar msm tendo essa idade, minha mãe disse que posso participar quando for maior de idade é vdd?, Queria muito saber se posso participar

Claudio

Como posso fazer parte? Não posso passar na terra e não fazer parte de nada até tentar me matar eu já tentei mas não conseguiu, é o q eu não escutei foi pq vc fez isso a vida e bonita

Maria Vitória

Oi boa noite! Tenho curiosidade sobre o espiritismo! Me sinto desolada com pensamentos obsessivos que me atrapalham, ainda mais eles que envolve Deus! Mas eu tenho medo.

Teresa

Não obrigada! Estou apenas tentando conhecer mais a doutrina espírita.

Paulo Santos

minha duvida em relaçaõ ao espiritismo e se posso divulgar o espiritismo como jesus mandou .
idi ao mundo e pregai o evangelho claro que segundo a doutrina.

Joelma

Ultimamente eu só penso em procurar um centro espirita pois é uma vontade que nem sei de onde vem, eu não consigo me encaixar em outras religiões pois na vdd eu preciso me achar primeiro oq será?

Kátia Regina de Lima Santos

Preciso de oração

Ana

Bom dia, há algum meio de saber onde posso encontrar um centro espírita no mundo? Por exemplo, vivo na Escócia (Reino Unido). Obrigada

41
0
Would love your thoughts, please comment.x
Hide picture