2º VIRaSER – Encontro do SER de 20 a 22 de Outubro de 2017, em Belo Horizonte.

Queridos irmãos e companheiros de ideal Cristão, nos sentimos felizes em comunicar que já estão abertas as inscrições para o 2º VIRaSER – Encontro do SER de 20 a 22 de Outubro de 2017, em Belo Horizonte.

Acesse o site: https://antigo.portalser.org/viraser/

 

Serão três (3) dias em que estaremos juntos, vivenciando e fortalecendo nossos laços.

OBJETIVOS
  • Conhecer, meditar, sentir e vivenciar o Evangelho.
  • Reunirmo-nos em torno da obra “O Consolador” de Emmanuel, com foco na compreensão do tríplice aspecto do Espiritismo.
  • Estabelecer vínculos e confraternizar com a comunidade de amigos do SER.

“No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.” Emmanuel – Livro: O Consolador

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.” – Allan Kardec (O que é o Espiritismo, “Preâmbulo”).

Ordenamento da obra “O Consolador”: Ciência > Filosofia > Religião
Processo de consolidação do Consolador Prometido: Ciência > Filosofia > Religião
Atentemos para o fato de que isso representa sempre um processo de interiorização ou espiritualização…

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? R: “Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. […]” – (LE).

Matéria: Ciência / Espírito: Filosofia / Deus: Religião

Cada um desses três aspectos do Espiritismo se relaciona com um dos três elementos da Trindade Universal, tendo por objetivo desvendá-los.

Perguntas norteadoras

Cada um desses três aspectos do Espiritismo se relaciona com um dos três elementos da Trindade Universal, tendo por objetivo desvendá-los.

Prefácio — Apresentando o Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, três aspectos diferentes: científico, filosófico, religioso, qual desses aspectos é o maior?

— “Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais.

“A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao Céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.

 

1 — Tem o Espiritismo absoluta necessidade da ciência terrestre?

— Essa necessidade de modo algum pode ser absoluta. O concurso científico é sempre útil, quando oriundo da consciência esclarecida e da sinceridade do coração. Importa considerar, todavia, que a ciência do mundo, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação dos sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.

 

115 — É a Filosofia a interpretação sintética de todas as atividades do Espírito em evolução na Terra?

— A Filosofia constitui, de fato, a súmula das atividades evolutivas do Espírito encarnado, na Terra.

Suas equações são as energias que fecundam a Ciência, espiritualizando-lhe os princípios, até que unidas uma à outra, indissoluvelmente, penetrem o átrio divino das verdades eternas.

 

260 — Em face da Ciência e da Filosofia como interpretar a Religião nas atividades da vida?

— Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos.

As primeiras se irmanam na Sabedoria, a segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade.

 

A partir destes princípios, vamos propor os estudos dessa obra tão desafiadora e ampla. Cientes de que não esgotaremos o seu conteúdo, contamos com todos nesta empreitada.

Abraço,
Equipe SER

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture