PodLER #01 – Surge o PodSER…

16 de dezembro de 2010. Surge o PodSER como principal meio de partilha dos novos enfoques que o SER tem a propor sobre o universo da espiritualidade e da religiosidade. O PodSER é um podcast, espécie de programa de rádio editado que fica à disposição da comunidade virtual neste site. Em nosso blog você encontra mais informações sobre podcasts.

E qual é a proposta do PodSER? Com a palavra, Haroldo Dutra Dias, idealizador do Instituto: “Na verdade, nós estamos falando sobre espiritualidade, Leis Morais, Leis Universais… Falamos de um novo paradigma. Acho que o ponto comum que nos liga a qualquer pessoa é que nós temos uma posição antagônica ao materialismo e às práticas materialistas. E nós estamos fazendo um forte antagonismo ao materialismo e suas drásticas consequências”.

Esse primeiro episódio começa com um bate-papo sobre a questão dos registros fonográficos de estudos, palestras e comunicações psicofônicas. Em especial, da ausência quase absoluta desses registros, quando se trata dos grandes vultos espíritas do passado.

Se dizemos “quase” é graças ao trabalho solitário e valoroso de pessoas como o pesquisador espírita Oceano Vieira, que lança em breve o DVD Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além, contendo as gravações originais de comunicações mediúnicas recebidas por Chico Xavier em reuniões privadas realizadas no Grupo Meimei, em Pedro Leopoldo, na década de 50.

Duas delas foram gentilmente cedidas para veiculação neste primeiro episódio. Na primeira, podemos escutar uma prece tão sincera quanto profunda proferida por Emmanuel, orientador espiritual do médium. Na segunda, é André Luiz quem disserta sobre concentração mental, enquanto se escuta ao fundo o apito do trem que passava próximo ao local das reuniões.

E falando sobre registros fonográficos, o PodSER #01 nos revela a importância do gravador e da fita cassete nos caminhos que levaram ao surgimento do Instituto. Ficamos sabendo do trabalho pioneiro do jovem Haroldo que aos 15 anos de idade já gravava estudos do Sr. Honório Abreu no Grupo Emmanuel. Gravações que, por sua vez, acabavam chegando aos jovens do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago, do qual o SER Guilherme de Barros fazia parte. Jovens como o Thiago Franklin, hoje editor dos nossos podcasts, que no alto de seus 17 anos, resolveu ir um dia à União Espírita Mineira tomar satisfação com o presidente da federativa sobre a inexistência de uma rádio espírita no estado…

Ouça e cresça conosco!

Ouça o Episódio:

Depois de ouvir, que tal se aprofundar no tema?

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia.
    Ouvi hoje, na Rádio Espirita de Atlanta, um podcast de uma entrevista com Henrique, sobre a Revista Espírita. Quando comecei a ouvir, já estava pela metade. Gostaria muito de saber se e onde encontro esse episódio pra ouvir novamente. Muito obrigada

Hide picture