7 Min com Emmanuel: #078 – Examinai

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

“Se alguém vem a vós sem ser portador desta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis.”

(II João 1:10)

Examinai

É razoável que ninguém impeça o próximo de falar o que melhor lhe pareça; é justo, porém, que o ouvinte apenas retenha o que reconheça útil e melhor. Em todos os setores da atividade terrestre e no curso de todas as tarefas diárias, aproximam-se irmãos que vêm ter convosco, trazendo as suas mensagens pessoais.

Esse é portador de convite à insubmissão, aquele outro é um vaso de queixas enfermiças.

Indispensável é que a casa terrestre não se abra aos fantasmas.

Batem à porta?

A prudência aconselha vigilância.

O coração é um recinto sagrado, onde não se deve amontoar resíduos inúteis.

É imprescindível examinar as solicitações que avançam.

Se o mensageiro não traz as características de Jesus, convém negar-lhe guarida, de caráter absoluto, na casa íntima, proporcionando-lhe, porém, algo das preciosas bênçãos que conseguimos recolher, em nosso benefício, no setor das utilidades essenciais.

Inúmeros curiosos que se aproximam dos discípulos sinceros nada possuem, além da presunção de bons faladores. São, quase sempre, grandes necessitados sob a veste falaciosa da teoria. Sem feri-los, nem escandalizá-los, é justo que o devotado aprendiz de Jesus lhes prodigalize algum motivo de reflexão séria. Desse modo, os que julgam conduzir um estandarte de suposta redenção passam a conduzir consigo a mensagem do bem, verdadeiramente salvadora.

O problema não é o de nos informarmos se alguém está falando em nome do Senhor; antes de tudo, importa saber se o portador possui algo do Cristo para dar.

(Vinha de luz. Ed. FEB. Cap. 83)

***

Comentário de Haroldo Dutra Dias:

Nesta breve epístola de João, destacam-se os temas da Verdade e do Amor, efetivamente incorporados na conduta do discípulo sincero, razão pela qual justifica-se a advertência quanto a manter-se vigilante em relação aos portadores de ilusões e ensinos contrários ao Evangelho.

Nesse sentido, “receber em casa” e “saudar”; constituem expressões idiomáticas da época que significam pleno acolhimento por parte do anfitrião.

Extraindo o espírito da letra, a fim de que a lição possa ser aplicada ao nosso contexto, nos adverte Emmanuel de que em todos os setores da atividade terrestre, no curso de todas as atividades diárias, aproximam-se irmãos buscando hospedagem em nosso íntimo, portadores de mensagens pessoais, nem sempre condizentes com o ensino e exemplificação do Cristo.

O coração é recinto sagrado, onde não se deve amontoar resíduos inúteis

Dar guarida em nosso íntimo, em nosso santuário interior, requer o exercício do verbo “examinar”. É imprescindível examinar as solicitações que nos chegam.

Naturalmente, sempre poderemos ceder, ao que batem á nossa porta, algo das preciosas bênçãos que já conseguimos recolher, mas sem perder de vista que as credenciais do Mestre sempre se expressam na conduta e na vida dos seus verdadeiros mensageiros.

Ficha técnica

Produção: SER

Direção: Julio Coradi

Projeto: 7 Minutos com Emmanuel – cap 078

Gravação e Comentário: Haroldo D. Dias

Música:

Autoria: João Cabete

Interprete: João Paulo Lanini

Edição: Rodrigo Binhara

Design: Rodolfo Mello

Foto: Thiago Monteiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hide picture